sábado, 14 de novembro de 2015

Para começar, temos o número Três!

Sejam bem vindos ao blog Virtude Maçônica! O propósito deste blog é levar conhecimento para maçons de todas as idades e graus para que, assim, todos juntos venhamos a construir mais templos a virtude neste mundo sombrio. Mais do que ser maçom, devemos aprender a usar este conhecimento que temos para trabalharmos efetivamente como maçons no mundo profano, e não apenas em nossas lojas.

E, para começar, nada melhor do que falar do numero 3!

Esotericamente, quando falamos do numero 3, estamos falando da união da individualidade(numero 1)com sua repetição ou oposto(numero 2), Portanto, o numero 3 traz a ideia da reprodução e , logicamente , da fertilidade.

Isso é facilmente visível se olharmos a carta de numero 3 do Tarô, A Imperatriz:



A raiz do nome "imperatriz" vem do latim e significa "colocar em ordem, organizar". Ora, muitos encontrarão aqui uma associação fácil, e também correta, de que o numero 3 na maçonaria significa que a ordem existe para "colocar o mundo em ordem", ou seja, tornar a humanidade mais feliz. E estariam corretos! Mais podemos extrair mais significados.

Outros diriam que a função do grau de aprendiz é colocar a vida do mesmo em ordem, de forma que ele esteja mais preparado para avançar os demais graus. Esta visão também está correta! E também deixa espaço para uma investigação mais profunda...

Logo, vamos analisar a ideia de MULTIPLICAÇÃO que é atribuída ao numero 3. Como o 3 é a união dos dois números anteriores(1+2=3),  toda ideia de expansão, crescimento, produtividade, amplificação e aumento pode ser associada a esse numero. E o que , afinal , cresce quando o Profano entra em nossa ordem e vira Aprendiz?

Seu Entendimento.



Cabalisticamente falando, o 3 é o numero da sephira Binah, que em hebraico significa justamente Entendimento. O Aprendiz entra na ordem e começa a perceber o mundo e sua própria vida de maneira diferente(ou, pelo menos, é o que deveria acontecer). Com humildade, ele percebe que nem todas suas  ideias e ações são as melhores, ainda que para ter entrado na ordem, ele tenha sido uma boa pessoa. Ele aprende a escutar , a sentir e a observar tudo com olhos novos, principalmente o que está rolando dentro dele.

Essa é a chave do verdadeiro Entendimento: com o que você alimenta sua vida(suas palavras, pensamentos e ações)é o material que a mesma vida usa para definir seu futuro!

O Aprendiz então deve policiar-se. Sua fala, atitudes e pensamentos devem passar por uma purificação. Não estamos falando aqui de falsos moralismos e hipocrisias que abundam nas religiões. Não! A maçonaria é extremamente prática. O Aprendiz deve adotar um comportamento reto por que sabe que, caso contrário, ele vai acabar se ferrando! E o primeiro beneficiado dessa nova atitude é o próprio!

Ainda dentro da Cabala, o terceiro caminho da Arvore da Vida lida justamente com o que o Aprendiz alimenta seu ser: Daleth, cujo nome significa "porta". A porta pela qual as alegrias e os males adentram a vida de uma pessoa são justamente seus pensamentos, palavras e ações(sim, nesta ordem de importância!). A diferença entre um Aprendiz e um profano, é que o primeiro, em teoria , sabe disso(ele "entendeu" o processo) e começa a tomar atitudes para corrigir ou expandir.

Portanto, lembre-se sempre disso!


Saindo do misticismo, o numero 3 é representado geometricamente como o Triangulo. Os irmãos sabem muito bem onde estão os triângulos em nossas lojas e, portanto, sabem que é uma figura muito importante.



O 3 nas religiões é representado por diversas trindades divinas. Seguem abaixo alguns exemplos:

Catolicismo: temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo(Santíssima Trindade). E a Sagrada Família de Jesus, Maria e Jose.

Hinduísmo: o triunvirato de Brahma(criação), Vishnu(manutenção) e Shiva(destruição). Tire um deles e o universo não funciona.

Budismo: as Três Joias que são o Buda(O Iluminado), o Dharma(o ensinamento do Buda) e o Sangha(a comunidade).

Ainda teríamos mais exemplos mas já da pra perceber que os núcleos de cada religião são organizados em 3.

Pra finalizar , deixo com os irmãos a seguinte afirmação: "cheio do Entendimento de sua lei perfeita, eu sou guiado, momento a momento, pelo caminho da Libertação".
Meditem a respeito disso. TFA!