sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O número 5 na Maçonaria

O numero 5 na maçonaria está associado , entre muitas coisas, a alguns elementos do segundo grau.

 Vamos analisar algumas correspondências e significados, sem necessariamente estragar a surpresa de nenhuma instrução que o irmão possa receber em loja. Pensem em meu blog como um apêndice, ou uma expansão ou uma versão do diretor do que vocês veem na loja!



A primeira ideia que o numero 5 nos traz é a ideia de MEDIAÇÃO pois, afinal, ele é o meio do caminho(média) entre o 1 e 10! Da mesma forma, o companheiro é "passo do meio" na maçonaria simbólica.

Partindo desse principio, podemos extrapolar outras palavras-chave para o numero 5: adaptabilidade, justiça, intervenção, acomodação, ajustamento, reconciliação e, a partir de tudo isso, podemos dizer que o 5 influi e até mesmo compõe a formação de deduções rápidas e com base na experiência do individuo que as pessoas em geral chamam de INTUIÇÃO.

E o que seria a intuição senão a voz da CONSCIENCIA, aquela voz(sem palavras) interior que nos avisa sobre qual o melhor curso de ação para nossa vida, seja em momentos de perigo, seja em momentos de decisão não necessariamente ruins?

O Companheiro é chamado a aprender a escutar essa voz!

O trabalho fora deste processo pode ser instantânea . Isto é o que acontece quando nós "pensamos rapidamente . " Por outro lado, pode ser uma questão de dias, ou mais . Um exemplo comum disso ,e um que você provavelmente já experimentou muitas vezes , é o que ocorre em ler alguma passagem difíceis da Bíblia ou de algum livro esotérico . A princípio pode parecer ser muito obscura. No entanto, na próxima vez que você repetir a leitura, o significado é perfeitamente claro , mesmo que nenhum pensamento consciente possa ter sido dado a ela no intervalo.

Intuição significa literalmente "ensino interior". Na maçonaria, poderíamos dizer "que a intuição é entendida como a direta percepção de princípios eternos, que podem ser aplicados para resolver problemas profanos e , principalmente, para o aperfeiçoamento do ser humano espiritualmente e em relação a Natureza"(Paul Foster Case, M.'.M.'.).

A intuição verdadeira vem da união da pessoa com seu Eu Interior. Na correia do dia-a-dia vivemos como zumbis, sem parar para prestar atenção no que ocorre dentro de nós: com nossos sentimentos, pensamentos e alma. Nunca paramos para olhar para dentro, pois o que está "fora" é mais legal e dinâmico. Olhar para nosso interior é chato...

É justamente aí que entra o símbolo do Pentagrama(Penta=5). Ele mostra o equilíbrio entre os elementos, pois nele Terra, Água, Ar , Fogo e mais um quinto elemento estão em perfeita harmonia. Quando falamos de Terra, Água, etc é claro que não estamos falando de seus correspondentes físicos mais de energias que atuam em nosso ser.



- Quando falamos de Terra,entre outras coisas,  falamos do principio da Inércia, da Preguiça e também da Resistência em mudar.

- Quando falamos de Água, entre outras coisas, falamos de emoções e de seu fluxo e refluxo.

- Quando falamos de Fogo, entre outras coisas, falamos de ímpeto, iniciativa e também de impulsividade.

- Quando falamos de Ar, entre outras coisas, falamos de nossos pensamentos, da imaginação e da falta de atenção.

- Quando falamos do quinto elemento, bem...

O quinto elemento tem muitos nomes: quintessência, nous, Espírito...mas podemos dizer que ele é o existe por detrás da matéria. Ele é a forma e o molde sobre o qual é construída a realidade.
Com todos esses elementos em equilíbrio, existe o Homem Perfeito, em cuja transformação devem repousar todas as ambições do Companheiro Maçom.

Outra interpretação, mais tradicional, do numero 5 é associa-lo aos cinco sentidos. As interpretações variam , pois muitos dizem que eles(os sentidos) são a única coisa em que podemos confiar: o que não vemos, não cheiramos, não tocamos , não provamos e não escutamos não existe. Outros dizem que os sentidos, enquanto interpretados pelo cérebro e por nossa personalidade, são muito fáceis de enganar e, portanto, a realidade pode ser muito diferente do que achamos.

Ambas as interpretações estão corretas. O que difere uma da outra é o grau de consciência do individuo. O companheiro Maçom é chamado a pensar e pensar muito essa questão!

Cabalisticamente falando, o numero 5 corresponde a sephira Geburah que é um o local da Justiça e da Força na Arvore da Vida, que também está associada aos mitos de Ares e Thor, além de uma associação ao metal ferro , a cor vermelha e ao planeta Marte. Uma esfera muito MARCIAL, sem dúvida!



Podemos traduzir esses dois aspectos como Autoridade. O Companheiro deve-se assumir essa autoridade sobre sua vida, cessando de andar conforme a maré e tomando suas próprias decisões, ao invés de deixar que outros tomem por ele.

Na carta de Taro correspondente ao numero 5, o Hierofante(no Tarô de Marselha, mais antigo, ele tem o nome de Papa), vemos uma figura de autoridade religiosa e seus dois discípulos:



A palavra Hierofante significa "revelador dos mistérios sagrados". Sagrado significa santo e nos dá uma ideia de perfeição. Ele está entre duas colunas. Sua postura é calma e serena. Ele faz a a MEDIAÇÃO entre a voz divina e os ouvidos dos homens.

Os dois discípulos simbolizam o Desejo e o Conhecimento e estão submissos ao Hierofante. Lembre-se Companheiro do quanto que te dizem sobre "submeter minhas paixões"!

A letra hebraica Vav, atribuída a esta carta, simboliza a UNIÃO entre a Essência e Substância, Homem e Espírito. Ela também está ligada a função de audição no corpo humano. Aplicada a Intuição, temos aqui uma importante lição, de que a mesma está acima da Razão mas nunca está contra ela. Sendo assim, a intuição nunca leva a pessoa a cometer atos egoístas, imorais ou maléficos. Pelo contrário: as pessoas que cometem tais atos nunca sequer cogitaram prestar atenção em seu interior, quanto menos acreditam em intuição.

No final, Companheiro, podemos dizer que o Hierofante é o nosso Eu interior, nosso único e verdadeiro mestre e professor. Sua missão é , a cada dia e sem pressa, prestar mais atenção nesse mestre e em sua voz até ambos sejam um só ser.

Como meditação, deixo a seguinte afirmação: "Eu reconheço a manifestação da Reta Justiça em todas as circunstâncias de minha vida".





8 comentários: